segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Concertos no Recôncavo Baiano - Maragogipe



Concertos no Recôncavo Baiano - Maragogipe

(Leandro Carvalho) Em Maragogipe, tocamos após uma importante procisão do calendário litúrgico da cidade na Igreja Matriz de São Bartolomeu. A procisão foi incrível! Os fiéis sairam pelas ruas da cidade seguidos da Filarmônica Terpsícore. Senti-me em conexão direta com o Brasil 'profundo'. A Terpsícore é um capitulo à parte. Fundada em 1880, esta filarmônica é considerada uma das melhores da Bahia.Todos seus integrantes nasceram no Recôncavo e aprenderam música na escola do grupo.

Enquanto os fiéis andavam pela cidade, a Orquestra do Estado de Mato Grosso se posicionou e ao retornarem iniciamos o concerto. Sucesso total! Mesmo com um repertório inusitado (bem os instrumentos que compõe a Orquestra), a Orquestra prendeu a atenção das centenas de pessoas que estavam na igreja. Muitos viam uma orquestra pela primeira vez e 100% da platéia via a viola de cocho e ouvia o rasqueado mato-grossense também pela primeira vez.

É preciso chegar até o povo e não ficar esperando que as pessoas cheguem até nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhosa apresentação da Orquestra em Maragogipe (BA), na Igreja Matriz de São Bartolomeu. A comunidade que pode assistir ao concerto naquela oportunidade ficou muito satisfeita, encantada. Temos em nossa cidade uma forte tradição musical, além de uma grande riqueza cultural, religiosa e histórica. Temos duas filarmônicas que nos orgulham, a "Dois de Julho" e a "Terpsícore". Também já recebemos a visita de inúmeras instituições do segmento musical,de diversos estilos e variados gêneros. Todavia, nunca havíamos recebido uma orquestra de câmara ou sinfônica.

Parabéns a Orquestra do Estado do Mato Grosso, seu regente e toda a equipe, pelo belíssimo trabalho, parabéns ao Governo desse Estado, ao Povo Mato-Grossense e ao Instituto Votorantim por patrocinar tão valioso projeto.

Alex Sandro Souza Brito
Professor em Maragogipe - BA.
alex_sandro_brito@yahoo.com.br
2a. Travessa Ariston Pimentel Vieira
Maragogipe - BA